O ambiente baseado em Multicloud já é, sem dúvidas, uma realidade no cenário de muitas empresas no mercado atual. Uma das explicações mais justificáveis para isto trata-se da necessidade das empresas contratarem mais de um fornecedor em nuvem para atender suas determinadas aplicações.

Contudo, existem pontos muito importantes que devem ser considerados, permitindo que as empresas possam ter esta topologia de maneira adequada.  Principalmente, relacionados à governança, segurança e resiliência. Esses itens devem ser considerados para que a empresa possa disponibilizar um ambiente com os recursos necessários da melhor maneira possível.

Esses pontos que iremos abordar no decorrer do artigo:

CENÁRIO DE UM AMBIENTE SEM PLANEJAMENTO

Muitas empresas adotaram um ambiente Multicloud sem um planejamento e tempo adequado. Como primeiro passo, é importante inverter os fatores, ou seja, colocar o planejamento como primeiro passo, antes de realizar uma contratação para atender uma determinada necessidade.

Para vislumbrarmos, vejamos o seguinte exemplo abaixo:

Imagine que sua empresa possua três departamentos distintos. Contudo, eles possuem independência para realizar suas próprias contratações. Cada departamento realiza a contratação de um provedor de nuvem diferente para uma determinada aplicação.

Cada provedor utiliza uma tecnologia diferente de armazenamento, de transmissão de dados e de segurança que não são sinérgicas, ou seja, não possuem similaridade.

Perceba que apenas com isto, a sua equipe de TI poderá não ter a governança necessária para administrar o ambiente tecnológico. Diante desse cenário, isto poderá trazer, sem dúvidas, diversos problemas para a sua empresa.

O fato é que cada provedor pode oferecer um conjunto de ferramentas específicas, fazendo com que a empresa não tenha condições de administrar corretamente o ambiente.

Por esta razão, dentre outras, o planejamento na escolha de provedores de soluções de nuvem deve passar pela avaliação de critérios pré-estabelecidos de políticas da sua empresa.

Sem esta avaliação criteriosa, antes da contratação, existe a possibilidade de os fornecedores serem contratados sem que ao menos cumpram os requisitos mínimos esperados e desejados pela empresa.

REQUISITOS MÍNIMOS PARA O MULTICLOUD

Resiliência e disponibilidade 

Bom, minha empresa possui a infraestrutura necessária e temos uma equipe técnica qualificada. Agora, basta realizar a contratação dos links de dados e nossa nuvem já está praticamente pronta. Correto?

Errado! Quando falamos de ambiente Multicloud, é fundamental um estudo técnico prévio. Dessa forma, para saber se o que necessitamos disponibilizar na nuvem possuirá usabilidade satisfatória ou o mesmo desempenho que se fosse utilizada dentro da rede privada.

Isto é muito importante, pois diversas empresas se equivocam no sentido de que para prover um ambiente Multicloud basta apenas a conectividade simples. Porém, sabemos que aplicações diferentes com usabilidades distintas podem requerer mais banda disponível. Com isso, trafegar mais conteúdo do que outras, e com isto, comprometer o desempenho.

No que se refere à disponibilidade, é importante verificar se o provedor em questão possui ambiente com datacenters com redundância geográfica. Assim, permitindo que o serviço esteja na maior parte do tempo disponível.

Segurança

Antes de contratar uma solução de um provedor em nuvem, é fundamental que seja verificado quais são os mecanismos de segurança que o provedor possui. Principalmente, para que as informações confidenciais não sejam trafegadas de forma indevida.

É importante verificar quais são os métodos de autenticação e autorização das aplicações. Portanto, se serão utilizados certificados de segurança para conexão segura, dentre outras políticas que devem fazer parte do serviço a ser disponibilizado pelo provedor.

Outro ponto fundamental é definir determinados tipos de privilégios para cada tipo de aplicação provida em nuvem. Por exemplo, se existem aplicações que necessitam apenas ler determinados tipos de informações, elas devem possuir restrições no que tange a realizar quaisquer outros tipos de ações, que não sejam apenas a da leitura.

Vale lembrar que normalmente cada provedor irá disponibilizar recursos de segurança para as suas próprias aplicações. Ou seja, num ambiente Multicloud, é necessário que a empresa tenha parâmetros e políticas de segurança pré-estabelecidos. Bem como, é importante que estes sejam comuns a todos os provedores. Desse modo, haverá uma padronização do ambiente.

 Monitoramento 

Em uma topologia Multicloud é fundamental poder monitorar em tempo real o ambiente. Para tanto, normalmente quando é contratado um provedor de serviços em nuvem, este já traz consigo ferramentas de monitoramento das suas respectivas aplicações. Contudo, é muito importante verificar se este provedor permite integrações com outras ferramentas de monitoramento.

Quando existe uma centralização no monitoramento do parque, a empresa consegue se antecipar a determinados tipos de problemas. Bem como, realizar as devidas correções necessárias.

Além disso, com o monitoramento adequado, é possível ter uma visualização melhor do parque. Assim, podendo identificar, inclusive, determinados tipos de ataques antes que estes se tornem prejudiciais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos perceber, existem muitos pontos que devem ser avaliados ao montar um ambiente Multicloud. Estes pontos citados neste artigo são apenas alguns dos principais. Porém, existem outros que também devem ser considerados.

Portanto, antes de implementar uma arquitetura Multicloud, é necessário primeiramente reunir a equipe técnica e discutir internamente, o seguinte tema:

Atualmente, nós temos o gerenciamento e mapeamento total da nossa rede?

Se a resposta para essa pergunta for não, qualquer migração para um ambiente Multicloud poderá ser arriscada, prematura e causar prejuízos para a empresa. Já que é uma premissa ter o ambiente adequado, mapeado e com total gerenciamento.

As empresas necessitam ter uma visibilidade total sobre o seu ambiente tecnológico para poder migrar determinadas aplicações para a nuvem.

Esta visibilidade permitirá não apenas que a sua empresa possa ter o controle das aplicações, mas também ter condições de identificar os pontos de melhorias.

A arquitetura Multicloud para ser implementada corretamente, necessita ser planejada e bem estruturada, para que os resultados esperados possam ser satisfatórios para a empresa.

A SOLUÇÃO

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o quê, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada. Garantindo os dados necessários para apoiar as tomadas de decisões, sejam elas referentes ao multicloud ou qualquer outra mudança.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.