Vivemos numa época em que estamos sempre conectados à Internet. Decerto, passamos mais tempo conectados nela do que em reuniões presenciais. A popularidade da Internet trouxe diversos benefícios para a população. Inegavelmente permitindo que as pessoas pudessem se comunicar de maneira mais rápida, eficiente e principalmente com um custo mais acessível.

Contudo, a medida em que o consumo da Internet aumenta no país, a demanda por recursos mais sofisticados cresce consideravelmente. Portanto, se torna inevitável, a necessidade de aumentar a cobertura e aprimorar os serviços já utilizados.

Com previsão de chegada ao Brasil apenas em 2022, o 5G trará, sem dúvidas, uma revolução no conceito sobre o uso de dados. Principalmente junto a uma série de possibilidades de novos recursos. Logo, é em cima desse tema que vamos discutir este artigo. Vamos juntos?

EVOLUÇÃO ATÉ O 5G

Antes de nos aprofundarmos sobre o 5G em si, iremos recapitular resumidamente a história e entender quais outras tecnologias vieram antes.

1G: Década de 80: Permitia apenas a comunicação via voz. Entretanto, podemos constatar que o grande marco desta tecnologia, foi o fato de se tornar possível que duas pessoas em lugares geograficamente distintos, pudessem se comunicar através de aparelhos sem fio.

2G: Década de 90: Além da comunicação via voz, a tecnologia do 2G adicionou o recurso de envio de mensagens de texto (SMS). Entretanto, atualmente, isto parece ser muito simples, mas quando chegou ao Brasil, trouxe grande inovação.

Observação: Com a tecnologia 2G se tornou possível acessar à internet. Contudo, com taxa de dados entre 64 à 144kbps, certamente inviabilizava o uso no cotidiano para determinados fins.

3G: Meados dos anos 2000: A tecnologia que mais marcou e criou uma barreira considerável entre o passado e as nossas perspectivas para o futuro. Com o 3G tornou-se possível a utilização viável da Internet em dispositivos móveis. Assim, em muitos locais do Brasil o 3G é bastante utilizado.

4G: Meados dos anos de 2010: A tecnologia do 4G aprimorou em diversos quesitos o seu antecessor, principalmente no que se refere à taxa de transferência. Com o 4G temos velocidades de até 100Mbps .

Observação: Em meados de 2017, foi implementado o 4.5G no Brasil. Portanto, trouxe consigo conexões de até 300Mbps. Assim permitiu que serviços destinados a streaming, pudessem se tornar mais acessíveis para os dispositivos móveis. Entretanto, vale lembrar que o 4.5G não se trata de uma nova tecnologia, apenas melhorias implementadas ao 4G.

CHEGADA DO 5G

Bom, agora que recapitulamos as tecnologias anteriores, vamos falar sobre o 5G em específico, quais são as novidades esperadas e principalmente o que esta tecnologia poderá impactar em nosso cotidiano.

Contudo, vamos listar algumas das principais características e usabilidades:

Taxa de Transferência: O uso do 5G deve permitir conexões com no mínimo 1Gbps podendo chegar até 10Gbps. Com Isto permitirá trafegar muito mais em menor tempo.

Diminuição do tempo de latência: É esperado que a latência do 5G esteja entre 1 e 4 milissegundos. Inegavelmente, sem dúvidas representará um avanço nas comunicações sem fio. Para termos uma noção, atualmente com o 4G temos a latência em torno dos 80 milissegundos. 

Maior número de dispositivos conectados: Estima-se que o 5G permitirá até um milhão de dispositivos conectados a cada 1km². Portanto, possibilitará grande cobertura mesmo em lugares com muitas pessoas.

Internet das coisas (IoT): Diversos dispositivos deverão poder se comunicar através do 5G. Desse modo, permitindo a implementação do IoT com maior facilidade. Desta forma, imagine, por exemplo, um escritório completamente eficiente, onde temos desde sistemas de áudio e vídeo, segurança e até mesmo eletrodomésticos com conectividade através de um dispositivo móvel ou sistema de voz. Outro exemplo, muito interessante, é o uso da tecnologia C-V2X para carros. A perspectiva, no futuro, é que através do sinal 5G seja possível conectar um carro com outros elementos ao seu redor, com o intuito de auxiliar o motorista.

Otimização do uso do smartphone: Tendo em vista a alta velocidade do uso da Internet, a tendência é que até mesmo os smartphones que possuem uma capacidade limitada, possam acessar de maneira aprimorada diversos conteúdos na Internet, considerando que o tempo de resposta para acesso aos conteúdos deverá ser consideravelmente menor.

Com base nestas características acima, podemos constatar que de fato, o 5G é promissor. Assim, poderá mudar quase que integralmente, as escolhas por produtos, serviços e estratégias comerciais. Pois, será possível trafegar muito mais dados em um curto intervalo de tempo, a tendência é que mais serviços possam ser ofertados e acessíveis para os usuários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Contudo, é importante lembrar que apesar de a tecnologia não estar tão longe de poder ser implementada, a mesma trará consigo uma série de desafios que deverão ser avaliados. Principalmente no que se remete a infraestrutura.

As empresas necessitarão utilizar dispositivos que suportem o 5G. Em contrapartida, as Operadoras precisarão adequar sua infraestrutura móvel para o uso desta tecnologia.

Obviamente, isto demandará investimentos consideráveis e principalmente tempo para que a tecnologia possa ser implementada. Entretanto, é importante que as empresas tenham ciência das características que esta tecnologia trará e quais serão os possíveis benefícios a serem extraídos.

Isto permitirá que as empresas possam planejar o seu parque tecnológico, acompanhando a evolução do 5G no país, com o intuito de prover para os seus funcionários ou clientes, a melhor experiência possível dos seus produtos.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.