Agilidade é a palavra-chave quando se fala em resolução de problemas. Porém, qual é o valor de se antecipar ao problema? 

Não basta esperar o problema acontecer para ser avisado. Assim, a oportunidade de se antecipar ao problema pode ser a diferença entre apagar incêndios e ser proativo. Desse modo, fazendo um paralelo com alarme de incêndio, muitos sensores não detectam o fogo, mas sim a fumaça. Portanto, não vamos esperar que tudo pegue fogo para avisar as pessoas. Vamos avisar no início, afinal como diz o ditado: “Onde há fumaça há fogo”.

TRAFIP E ALARMES

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego da Telcomanger. Uma solução completa que conta com diversos recursos imprescindíveis para o monitoramento de redes. Dentre esses recursos, o ALARMmanager certamente está entre os mais importantes. A versão 9.1.0 concedeu uma atenção especial para os alarmes, veremos abaixo algumas dessas novidades.

NÍVEIS DE ALARME 

O TRAFip 9.1.0 trouxe uma atualização muito importante nesse aspecto. Na criação de um alarme, em sua configuração, o usuário poderá definir diversos limites para o disparo do alarme, cada um com nível de urgência diferente. Ou seja, se usuário deseja saber quando o tráfego de uma sub-rede ultrapassa um certo limite, agora ele pode ser alarmado caso o tráfego comece a se aproximar do valor estabelecido. Podendo tomar as devidas precauções com  antecedência.

Com isso, o usuário não precisa mais criar diversos alarmes para notificar limites de tráfego diferentes do mesmo objeto. Contudo, na mesma configuração será possível identificar esses níveis diferentes.

Na imagem a seguir, observa-se o acréscimo dos campos referentes a níveis de alarmes. Diante desse cenário, foi configurado um alarme em relação ao tráfego de destino para esse domínio. Porém, em vez de esperar chegar no valor máximo para ser notificado, tem-se a opção de configurar outros alarmes para notificar quando o tráfego se aproximar do valor estabelecido.

Trecho do formulário para configuração de alarme
Trecho do formulário para configuração de alarme

CONSOLE DE ALARMES

Os alarmes disparados podem ser visualizados de forma consolidada no console. Console esse que é completamente customizável. Com isso, um acréscimo bem-vindo na versão 9.1.0, agora é possível de identificar as recorrências. Ou seja, quantas vezes o mesmo alarme já foi ativado. Assim, o administrador consegue ampliar sua visão sobre situações reincidentes. Portanto, problemas já conhecidos que ainda não foram resolvidos.

Na imagem a seguir, nota-se o acréscimo da coluna recorrência, que está indicado por uma seta azul. O console é completamente customizável. O usuário será capaz de escolher quais colunas quer visualizar e a ordem das mesmas.

Console de alarmes do TRAFip
Console de alarmes do TRAFip

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir que um sistema de alarmes detecte problemas com agilidade.

Pensando nisto, a Telcomanager, desde 2002 no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.