No dia a dia, no trabalho, todo mundo já deve ter escutado a seguinte frase: “A internet/rede está lenta”.  Porém, por qual motivo a “internet/rede está lenta”? Essa é uma pergunta ainda mais difícil de se responder.

Para entender o desempenho da infraestrutura de rede é necessário o conhecimento de alguns indicadores, como:

  • Perda de Pacotes
  • Latência
  • Jitter
  • Pacotes Duplicados
  • Pacotes Fora de Ordem 

Esses indicadores, quando medidos entre dois elementos da rede, irão prover informações importantes acerca do desempenho da infraestrutura. Informações essas que poderão ser a chave para a resolução de problemas. 

Mesmo de posse de alguns indicadores, o desafio pode continuar. Principalmente com a interferência de alguns fatores como o tempo de processamento e a diferença de comportamento que cada aplicação pode possuir na infraestrutura. Diante desse cenário, testes mais simples como o “ping” podem não ser suficientes.

Contudo, como ter acesso a esses indicadores?

TWAMP 

TWAMP (Two-Way Active Measurement Protocol) é um protocolo aberto definido pela RFC 5357, a sua arquitetura é baseada no OWAMP (One-Way Active Measurement Protocol – RFC 4656), porém diferente do OWAMP, o TWAMP provém a capacidade de realizar medições de ida e volta. Com isso, o protocolo TWAMP é utilizado para monitoramento em dois sentidos nas redes IP. Assim, possibilitam a aferição de indicadores de desempenho da rede como aqueles mencionados no tópico acima.

O TWAMP irá possibilitar a medição do desempenho entre dois endpoints (desde que os mesmos tenham suporte ao protocolo). Devido a sua arquitetura flexível ele será capaz de realizar a medição independente do tipo ou fornecedor do dispositivo.

O funcionamento do TWAMP pode ser dividido em quatro partes. Duas do lado cliente e duas do servidor.

twamp

  • Cliente Twamp
    • Control-Client – Inicia a conexão TCP com o Server na porta padrão TWAMP, inciando uma troca de mensagens referentes a integridade e segurança.
    • Session-Sender – Após iniciada a sessão entre o cliente e servidor, pacotes referentes aos testes são enviados ao Session-Reflector.
  • Servidor Twamp
    • Server – Responde às mensagens do Control-Client até a aceitação e conclusão do handshake.
    • Session-Reflector – Com base nos pacotes de testes recebidos, envia de volta os pacotes de medição.

Quando o cliente recebe os pacotes de medição de volta, ele será capaz de determinar os indicadores referentes aos dois trajetos (ida e volta). 

VANTAGENS DO TWAMP

Os pacotes de teste trocados entre o Session-Sender e o Session-Reflecter incluem campos de timestamp. Com isso, o Twamp será capaz de medir com precisão o horário de ingresso e saída. Bem como, poderá ignorar o tempo de processamento. Assim, evitando a interferência na medição de indicadores como jitter e a latência. Principalmente, por se tratar de situações onde uma distorção de milissegundos poderá fazer a diferença.

Com o TWAMP, será possível configurar pacotes de teste para que eles se comportem como se fossem pacotes de uma aplicação qualquer. Diante desse cenário, os testes ficarão mais próximos do comportamento real. Assim, garantindo maior confiabilidade nas medições realizadas. Diferente do ICMP (ping) que em muitas situações pode ser beneficiado por possuir (nas configurações padrões) maior prioridade do que certas aplicações. 

Por fim, como já citado, o TWAMP é um protocolo multi-vendor. Ou seja, não importa a marca e modelo dos dispositivos. Desde que sejam compatíveis com o protocolo será possível realizar os testes e obter estatísticas confiáveis e precisas da infraestrutura.

Para aproveitar as funcionalidades desse protocolo é recomendado o uso de um sistema de monitoramento de desempenho. O SLAview será capaz de interpretar os indicadores fornecidos pelo protocolo TWAMP e com isso fornecer gráficos e relatórios valiosos para tornar a sua infraestrutura cada vez mais resiliente. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SLAview é um sistema de gerenciamento e monitoramento de rede para avaliar seu desempenho e detectar falhas de forma fácil e prática. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.