A informação é um ativo indispensável, principalmente em se tratando da gestão de um recurso tão crucial para uma empresa, como no caso da rede de computadores. O monitoramento de redes é uma prática crucial para uma TI mais eficiente e proativa. Quanto mais informações se tem em relação ao tráfego e aos indicadores cruciais de desempenho (KPIs),  mais efetivo será o processo de resolução de problemas.

Apesar de positivo, em alguns casos a quantidade de informações disponibilizadas por uma boa ferramenta de monitoramento  inviabiliza apenas a inspeção visual de gráficos e relatórios em tela. Com isso, é necessária uma solução que gere notificações de fácil acesso, como pelo Telegram, por exemplo, a notificação chega no bolso da equipe técnica. 

ALARMES E NOTIFICAÇÕES

Além das notificações no momento das ocorrências, os alarmes precisam identificar os sintomas antes do problema. Com os níveis de alarmes, é possível gerar notificações com níveis de urgência diferentes para valores que já começam a denotar anormalidade no indicador monitorado. Dessa forma, auxiliando em uma TI mais proativa e menos reativa. 

Dentre as várias apresentações técnicas que fazemos na Telcomanager, um de nossos futuros clientes, reclamava exatamente disso, a sua equipe era avisada depois que os serviços já estavam com indisponibilidade, ou seja, em situação crítica. Não é possível ter uma TI eficiente se ela só vive apagando incêndios.

A visibilidade da rede garante o poder da gestão baseada em dados. As soluções Telcomanager, além de propiciar notificações por Telegram, E-mail, SMS e Trap SNMP baseadas em ocorrências da sua rede, mantém o console centralizado com todos os alarmes ativos. No console o operador terá acesso ao início da ocorrência, gráficos e diagnósticos rápidos, para cada alarme poderá escolher qual grupo de usuários serão notificados, tudo a partir de uma interface web de simples navegação.

VISÃO CENTRALIZADA

Para uma visão ainda mais consolidada o sistema Telcomanager de gestão de falhas e perfomance (SLAview), permite a criação de mapas para uma visão panorâmica da topologia da sua rede, além da topologia, os mapas também permitem a visualização dos alarmes a partir da alteração das cores dos dispositivos ou objetos monitorados. 

Outro caso que podemos citar, é um cliente da Telcomanager que utiliza antenas especiais para garantir o sinal em pontos remotos cruciais para a sua operação, para cada uma dessas antenas, além de monitorar a sua conectividade, existem sensores que monitoram dados como temperatura, umidade, tensão elétrica e dentre outros indicadores. Como as antenas ficam em lugares muito distantes, é extremamente dispendioso deslocar uma equipe até o ponto para realizar manutenção, logo o impacto do monitoramento dessa estrutura com as soluções Telcomanager tornou não só processo de troubleshooting mais eficiente como reduziu o custo das operações, já que com a visibilidade gerada as equipes só vão ao local quando identificam real necessidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tenha em mãos todos os dados para realizar um planejamento de capacidade mais assertivo e um troubleshooting mais eficiente, com a ajuda de alarmes, gráficos e relatórios garanta a máxima visibilidade da sua rede. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Postado em 22/04/2022