Sem dúvidas, um dos maiores questionamentos que as empresas possuem atualmente com relação aos investimentos que necessitam ser realizados, é se ainda é válido adquirir definitivamente os produtos ou se é mais viável contratar toda a solução como serviço.

Antes de nos aprofundarmos no tema, é importante ressaltarmos que muitas empresas ainda optam em realizar investimentos através de uma aquisição definitiva dos equipamentos ou dos licenciamentos perpétuos.

Entretanto, a adoção da contratação de produtos mediante serviço, ou seja, com pagamento mensal, tem se tornado muito atrativa em diversos cenários e fazendo com que  as empresas possam continuar atualizando periodicamente o seu parque tecnológico.

Com isso, como saber se é mais vantajoso adquirir definitivamente a solução ou apenas celebrar um contrato de locação?

É realmente válido adquirir toda a solução de infraestrutura da empresa através de serviços?

É sobre esses e outros pontos que iremos abordar neste artigo.

Primeiramente, é importante considerarmos que uma mudança contratual pode ou não significar (necessariamente)  uma alteração técnica no seu ambiente.

Para exemplificar, vejamos a seguir 2 (dois) cenários onde se aplica exatamente isso.

ANÁLISE DE CENÁRIOS

Cenário 1: Substituição da modalidade de contrato mantendo parque tecnológico on-premisses 

Nesse cenário, a empresa pode apenas substituir a modalidade de contrato, ou seja, ao invés de comprar a solução definitivamente, realizar a locação da mesma, mantendo a parte técnica funcionando da mesma maneira que funcionava quando a solução era contratada definitivamente.

Nesse caso, como não há alterações na parte técnica, existe uma facilidade maior na mudança da modalidade de contrato. Entretanto, como em qualquer mudança contratual, deve a empresa se atentar a diversos pontos, como valores a serem cobrados mensalmente, níveis de serviços de atendimento, atualizações periódicas, coberturas de atendimento com os seus respectivos fabricantes, entre diversos outros pontos.

Cenário 2: Substituição da modalidade de contrato com a migração para um ambiente em nuvem

Nesse cenário, a empresa decide não apenas mudar o tipo de contrato como também, migrar toda a infraestrutura baseada em on-premisses para um ambiente em nuvem. Esse cenário, trata-se de uma mudança considerável, e por esta razão antes de ser analisada as questões burocráticas contratuais, deve ser averiguado como a parte técnica será atendida.

Para tal, é importante identificar diversos pontos técnicos, dentre os quais podemos citar alguns:

  • Quais aplicações serão migradas para a nuvem? 
  • Existirá algum tipo de mudança na usabilidade para os colaboradores? 
  • Será necessária alguma alteração na política de segurança da empresa?
  • Quais são os mecanismos de proteção de dados que esta solução em nuvem disponibilizará?

Visto que todos os pontos técnicos sejam identificados e mapeados corretamente, a sua empresa poderá estar apta a verificar as demais questões contratuais relativas à solução que será disponibilizada.

Além desses dois cenários, também pode uma empresa realizar uma mescla entre ambos, ou seja, migrar uma parte da solução para um ambiente em nuvem e a outra permanecer on-premisses.

Com isso, considerando que a sua empresa já identificou qual é o cenário que melhor se aplica para o seu modelo respectivo de negócio, é importante também identificar outros pontos que possam auxiliar em uma tomada de decisão. Vejamos a seguir:

PONTOS DE ATENÇÃO

Custos mensais para contratação da solução 

O valor mensal a ser cobrado é competitivo aparentemente quando comparado ao custo de adquirir definitivamente a solução e prestar o suporte? É importante ressaltar que o investimento em uma contratação baseada em serviços, deve considerar que os custos mensais se tornem mais atrativos financeiramente quando comparados a uma contratação à vista.

Vigência do contrato de serviços

É fundamental identificar se a vigência do contrato de serviços a ser celebrado concorda com as expectativas da empresa. É importante verificar também se todos os serviços necessários estarão cobertos, como atualizações periódicas da plataforma, suporte técnico para manutenção, serviços profissionais para customização, dentre outras categorias de serviço.

Capacitação tecnológica 

Sua empresa possui equipe técnica qualificada na solução a ser contratada? Lembrando que mesmo que a empresa contratada preste os serviços de suporte técnico, é imprescindível que a equipe na empresa possua conhecimentos técnicos sobre a solução. 

Com isso, caso a sua empresa não possua no quadro de colaboradores, profissionais com conhecimentos técnicos necessários na plataforma a ser contratada, um treinamento técnico é fundamental.

Atualizações de versões 

As aplicações existentes permitem realizar atualizações ou se faz necessário um novo investimento para substituição da solução existente atual? Caso a plataforma atual não seja mais suportada pelo fabricante ou tenha sido descontinuada, pode ser que esse seja um bom indício a ser considerado para ser avaliado uma contratação mediante a serviço. Nesse aspecto é importante assegurar que a solução a ser contratada, permita realizar atualizações, e que tal escopo de atualização faça parte do contrato de serviços. 

Disponibilidade

Caso a solução seja baseada em nuvem, é importante avaliar quais são os endereços onde a solução está hospedada, e se a mesma possui redundância geográfica, a fins de garantir que caso haja alguma falha em algum dos pontos o serviço possa continuar funcionando, sem ocasionar impactos para os usuários. 

Existirá alguma solução de backup? 

Se houver porventura algum problema técnico, existe alguma solução paliativa ou plano de contingência que a sua empresa poderá adotar a fins de não ficar com o serviço totalmente inoperante? É importante que a sua empresa tenha possibilidades para que caso ocorra qualquer tipo de problema com a solução, seja possível proceder com soluções alternativas, mesmo que provisoriamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo a solução estando na nuvem, os dados precisam trafegar das estações de trabalho até o datacenter da empresa contratada. Devido ao elevado número de ofertas de soluções em nuvem atualmente, muitas empresas podem acabar decidindo migrar o seu ambiente para uma hospedagem em cloud sem uma identificação prévia do seu parque.

Isso, sem dúvidas, poderá ocasionar em diversos problemas, tanto do viés tecnológico, como de usabilidade e segurança para os usuários.

É importante avaliar se a solução a ser contratada atende plenamente a todos os requisitos essenciais, bem como se possui mecanismos de segurança necessários a fim de trafegar os dados de forma segura.

Nesse aspecto, é importante conhecer a fundo a sua infraestrutura bem como identificar quais são os pontos que necessitam ser aprimorados tecnologicamente, visando prover uma solução que consiga atender as demandas requeridas pelos colaboradores. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a antecipação de problemas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.