Durante o ano de 2021, pudemos presenciar, sem dúvida, um crescimento considerável dos ataques cibernéticos. Com isso, muitas empresas tornaram-se alvos de ataques e consequentemente, tiveram os seus dados expostos.

Além disso, cada vez mais surgem novas vulnerabilidades, que consequentemente, ocasionam brechas de segurança e possibilitam que criminosos virtuais consigam obter êxito em suas tentativas de invasão.

Como exemplo recente, podemos citar a falha no Log4j, o que fez com que diversas empresas no mundo tivessem que do dia para a noite, buscar mecanismos para conter tal vulnerabilidade.

No cenário tecnológico em que vivemos, de fato, não é suficiente ter os melhores equipamentos à disposição. Nesse ponto, o que sua empresa pode fazer para aumentar a segurança no próximo ano?

Quais as ações devem ser tomadas?

É sobre esses e outros tópicos, que iremos abordar nesse artigo.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A segurança da informação, é sem dúvidas, uma das maiores preocupações das empresas ao redor do mundo. A razão para tal, tem como base diversos temas, dentre os quais, podemos citar:

Crescimento das transações online 

O crescimento das transações através da Internet (motivado pela pandemia do COVID-19) implica na necessidade de possuir uma infraestrutura tecnológica adequada que consiga comportar o volume necessário de dados trafegados. 

Evolução tecnológica 

Na mesma medida em que a tecnologia evolui de maneira positiva para as empresas, os criminosos virtuais também estão cada vez mais sofisticados em suas táticas de ataques cibernéticos. 

Adoção ao IoT 

Com a adoção, cada vez maior, por parte das empresas ao IoT muitos dispositivos que anteriormente não eram conectados na rede passaram a ser. Esse crescimento, possibilita o surgimento de inúmeros novos caminhos para uma tentativa de invasão, e consequentemente, faz com que as empresas necessitem redobrar os cuidados. 

Com base nesses temas que observamos, quais são as ações que a sua empresa necessitará realizar para esse ano que inicia?

INVESTINDO EM SEGURANÇA

Vejamos algumas formas de aumentar a segurança da sua empresa e diminuir riscos:

Infraestrutura de rede com mapeamento adequado

Como informamos acima, de fato, ter o melhor equipamento à disposição não é suficiente para garantir que a sua empresa estará segura contra invasões. Contudo, utilizar equipamentos obsoletos ou descontinuados pelos respectivos fabricantes, certamente, poderá deixar sua empresa ainda mais exposta a diversas brechas de segurança.

Enquanto a tecnologia evolui, os ataques cibernéticos crescem, e por esta razão é fundamental ter à disposição, os mecanismos necessários para proteger a sua empresa. Ademais, não basta apenas ter os equipamentos atualizados, sem haver um correto ou efetivo mapeamento do tráfego. 

Tenha um plano B para suas aplicações vitais

Muitas vulnerabilidades podem surgir em determinadas aplicações que se quer haviam sido vislumbradas. Por essa razão, é importante identificar quais são as aplicações vitais para o negócio de sua empresa, e quais seriam as alternativas para substituí-las.

Isso permitirá que a sua empresa, possa se antecipar a uma eventual necessidade de substituição emergencial, bem como propiciará ações mais planejadas e avaliadas, pois durante um evento de crise, diversas etapas de análise e planejamento podem não ser realizadas, visando uma correção imediata.

Revise as políticas de segurança 

Com o crescimento do trabalho remoto, muitos colaboradores passaram a acessar os recursos da empresa através da Internet. Entretanto, tal acesso pode abrir brechas de segurança para a empresa. Por isso, é essencial que a sua empresa avalie as políticas de segurança para todos os colaboradores.

As políticas de segurança devem considerar, principalmente, quais são os pré-requisitos necessários para que os usuários possam acessar os recursos computacionais da empresa. Nesse ponto, podem ser adotados alguns mecanismos como:

  •       Autenticação através de um dispositivo adicional – Nesse caso, o usuário ao colocar seu respectivo login e senha, necessitará ainda, aprovar o acesso a um determinado sistema, por um dispositivo adicional, como um celular, por exemplo.
  •       Revise as políticas de segurança dos notebooks – É muito comum, os colaboradores que trabalham na modalidade home-office, utilizarem os respectivos notebooks corporativos. Por esta razão, é fundamental que a equipe técnica de TI, adote as políticas de segurança necessárias nas máquinas, como, por exemplo, a restrição de instalação de aplicações não autorizadas pela empresa.

Mantenha sua equipe técnica capacitada 

A capacitação técnica sem dúvidas, é fundamental. A tecnologia evolui rapidamente, e com isso, para garantir que as melhores defesas serão adotadas para o negócio de sua empresa, se faz necessário que a sua empresa invista em treinamentos e capacitação para todos os colaboradores. Essa capacitação visa não apenas garantir conhecimentos técnicos apropriados para a sua equipe técnica, como também, instruir os usuários sobre como eles poderão agir em determinadas situações, visando proteger tais colaboradores de ações de criminosos virtuais, como, por exemplo, a Engenharia social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar no decorrer desse artigo, manter os dados de sua empresa protegidos não é uma tarefa fácil. Entretanto, todas as empresas que desejam continuar desempenhando suas respectivas tarefas para os próximos anos, deverão se preocupar com a segurança dos dados.

Não apenas o crescimento, mas também a manutenção dos negócios das empresas, dependerão da segurança sobre como os dados estão sendo trafegados. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazem-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para o planejamento da segurança da informação.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.