Sem dúvidas, o ano de 2020 foi muito desafiador em diversos aspectos para todos. Do dia para a noite, tivemos que nos reinventar. Dessa forma, descobrir maneiras de mantermos nossas atividades sem comprometer a qualidade.

No mundo corporativo, diversas empresas precisaram se reestruturar. Principalmente, para continuar atendendo suas respectivas demandas.

Diante de todos os desafios que passamos em 2020, chegamos à conclusão de que a tecnologia foi um dos maiores alicerces que tivemos para superar os obstáculos enfrentados.

Portanto, chegamos ao seguinte questionamento:

Como podemos melhorar a experiência dos nossos clientes para o ano de 2021?

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS QUE AJUDARAM AS EMPRESAS A MANTER SUAS ATIVIDADES

Soluções de comunicações unificadas 

Afinal, o que seriam comunicações unificadas? Basicamente, um conjunto de recursos reunidos que permitem manter a colaboração entre pessoas à distância. Muitas empresas durante a pandemia do COVID-19 adotaram soluções que permitiram que seus colaboradores pudessem se comunicar a distância. Bem como, através de aplicativos móveis. Isto fez com que as empresas diminuíssem um pouco o impacto da pandemia. Nesse sentido, o usuário colaborador teve a oportunidade de realizar e receber ligações internas ou externas como se estivesse no escritório fisicamente.  

Soluções de atendimento de Contact center remoto

Imagine que de forma inesperada, diversas empresas tivessem que migrar todos os seus colaboradores para trabalhar de suas respectivas casas. Afinal, foi isso que aconteceu em diversos casos. Porém, com a ajuda da tecnologia, foi possível montar uma estrutura de atendimento remoto em diversas empresas. Dessa forma, os colaboradores necessitaram apenas de um ambiente físico adequado em casa com uma estrutura mínima e Internet.

Reuniões através de videoconferência 

Notoriamente, nada substitui na íntegra uma reunião presencial. Porém, com a ajuda de soluções de videoconferência foi possível que as empresas pudessem realizar seus compromissos. E assim manter a colaboração entre os profissionais envolvidos. 

Agora que vimos alguns dos principais benefícios que a tecnologia nos trouxe nesse ano tão difícil, como podemos melhorar mais?

COMO PODEMOS MELHORAR AINDA MAIS A EXPERIÊNCIA DOS NOSSOS CLIENTES EM 2021?

Obviamente, não existe um padrão único de metodologia que se aplique a todas as empresas. Porém, vejamos alguns tópicos a seguir que são importantes e devem ser observados:

Personalize o atendimento dos seus clientes 

Vivemos em uma época que cada cliente pode ter a preferência de ser atendido de uma maneira. Delimitar o atendimento utilizando apenas uma única via, pode acabar diminuindo o leque de sua empresa. E assim, dificultar o relacionamento com seus clientes. 

Com isso, é importante diversificar a forma como os seus clientes podem entrar em contato com a empresa. Desta maneira, cada cliente poderá utilizar o canal que tiver preferência ou até mesmo, o canal que naquele momento for mais prático e rápido para o cliente.

Esteja sempre disponível 

Disponibilidade, sem dúvidas, é muito importante para que todos os seus clientes possam ser atendidos em um tempo hábil. Sabemos que nem sempre as demandas possuem um prazo normal para a entrega. Portanto, por esta razão é importante saber entender quando ocorrem situações como estas, e como conseguir atender estas demandas em um tempo mais rápido.

Obviamente, que todas as empresas têm seus respectivos horários de funcionamento e nem sempre haverá disponibilidade para atender em horários diversos. Porém, nestes casos é importante entender se uma determinada informação não poderia ser disponibilizada de forma automática através de um chat bot em uma página web da empresa ou através de um menu eletrônico por meio de uma ligação telefônica, por exemplo.

Garanta a segurança dos dados dos clientes 

É fundamental, que todos os seus clientes se sintam protegidos em relação à utilização respectiva dos seus dados pela empresa. A melhor forma para isto é manter total transparência sobre todo o processo de utilização de dados. Bem como os respectivos fins e aprovações necessárias para tal.

Além do cliente se sentir seguro em relação à utilização dos seus dados pela sua empresa, é muito importante que a empresa adote políticas de compliance para utilização de dados em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Capacite sempre a sua equipe 

Investir em capacitação da equipe é sem dúvidas, uma premissa para qualquer empresa que deseje entregar um serviço para os seus clientes com a melhor qualidade possível. Os clientes necessitam identificar que a sua empresa possui um corpo técnico qualificado para atendê-lo. A capacitação não apenas trará vantagens competitivas para a sua empresa, mas também ajudará a manter seus clientes satisfeitos.

Faça vendas construtivas 

Muitas empresas devido às necessidades de alcançarem suas respectivas metas de vendas podem acabar enfatizando (de maneira até mesmo não proposital) uma determinada venda mais focada no valor final do produto do que a real necessidade do cliente. Isto pode acabar diminuindo o valor final agregado da sua solução e não atendendo de fato, a necessidade do cliente. 

Realizar vendas construtivas é não pensar apenas no valor do produto e sim, como este produto poderá suprir as necessidades do seu cliente. Em outras palavras, é vender como se a sua empresa fosse o cliente. Isto, sem dúvidas, aumentará a confiança e o nível de relacionamento dos seus clientes.

Sabemos que o ano de 2021 trará novos desafios e todas as empresas necessitarão adaptar os seus negócios, e principalmente a forma como tratar as respectivas demandas dos clientes, especialmente, na medida em que a tecnologia evolui.

Para ajudar sua empresa a ter uma rede mapeada, gerenciável, com total controle, que lhe ajude a melhorar a experiência dos seus clientes para o ano de 2021, conte conosco. Estaremos sempre à sua disposição para lhe ajudar com todos os novos desafios que o ano novo trará.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.